quarta-feira, 23 de abril de 2014

Olhares (Desabafo)

Subo em palcos, falo alto. Dou opiniões polêmicas em mesas de bar, a minha roupa é curta e as namoradas costumam me odiar.
Eu chamo atenção.
Atraio olhares machistas e cantadas infelizes no meio da rua.
Atraio olhares de desaprovação pelas minhas pupilas dilatadas
Quando tudo que eu quero mesmo,
são olhares.
Olhares constrangidos por mim, olhares que me recriminam. Olhares esses de muitos que me consideram amiga. Eu me pergunto: É sério isso? Qual a necessidade? Você me conhece mesmo? Por que me julga? Faz o seu.
Só que no fundo, eu gosto desses olhares. Rio deles. Eles caem na minha. Me dão ibope, e mal sabem: Eu adoro aparecer!

Por outro lado, que na verdade, eu não gostaria de dissipar,
Eu sou uma pessoa boa. Sou de uma gentileza sem tamanho. Gentil até com os maus olhares.
As minhas opiniões chocantes sobre o amor e a infidelidade por exemplo, são sinceras.
As minhas poesias são sinceras.
A minha ânsia de aparecer é sincera, por que o que eu quero mesmo que apareça é a minha felicidade. Felicidade essa que muita gente enxerga como deboche, subversão ou imoralidade.
Mas eu não me importo com os maus julgamentos.(nem com os maus "amigos"!) Eles não são culpa minha. São culpa dos donos dos olhares.
A minha atitude é minha. É sempre linda e sincera.
E eu, definitivamente, não vou me desculpar pelo seu olhar turvo e mente pequena(no máximo, vou lamentar).

Eu sou olhada também por gente que me sente.
Olhares de anjos.
Olhares que me poem para cima, me energizam. Olhares que me elogiam.
Acreditem, descobri até olhares de admiradores!
Olhares leves, floridos.
Olhares preocupados com a beleza da minha alma.
Por estes, os meus olhos(que não estão em questão) brilham e merecem lágrimas. São estes os olharem que me fazem rir dos primeiros olhares.

Por favor, só não deixem de me olhar.
Eu posso ser leve como uma pluma, ou pesada como uma baleia. Isso é responsabilidade de como você me olha.
Olha. Pode olhar.
Mas pensa bem, quem vai pesar ou florir, não serei eu. E sim você.
Pensa bem, não é a beleza que está ausente no mundo. O que falta é o amor na hora de olhar.

2 comentários:

  1. Você se achou demais nesse texto. O que você é uma panicat que chama atenção por onde passa? Pq esse mundo é muito grande, e mulheres bonitas tem várias. Humildade sempre.

    ResponderExcluir